Promessas de casamento

Se tem uma coisa que sempre ouvimos em uma cerimônia de casamento são promessas. Aliás, todo casal no altar responde sim para as perguntas bem diretas do celebrante, mas na prática elas são cumpridas? É claro que muitos casamentos não consideram as perguntas que se faz no altar. As perguntas são simples, de fácil entendimento, porém vivencia-las requer disciplina, sabedoria e principalmente o interesse pelo bem do outro. Quando o casal começa seu juramento, de modo geral, o que se promete é que diante Deus e das testemunhas eles se comprometem a viver segundo o coração de Deus. Unidos como uma só carne. Prometem compromisso, cumplicidade, lealdade e até mesmo sacrifício. Isso tudo é bem relevante e eu diria bem necessário no relacionamento. A bíblia tem muitas recomendações para um casal que esta iniciando sua vida a dois. Para as mulheres este precioso livro recomenda a submissão ao marido, o respeito a sua liderança. Isso não tem sido visto com bons olhos, eu afirmaria que com base no modelo que a sociedade tem escolhido viver esta proposta bíblica é bem antagônica, impossível de conciliar. A Bíblia não é um livro de ensinamentos ultrapassados, mas sim um livro sagrado que contem verdades que se assumidas e praticadas pode proporcionar segurança a qualquer relacionamento. Quando o princípio do relacionamento e o amor (principal matéria prima do conteúdo bíblico) ser submissa ao marido é simples e seguro. Quando o amor verdadeiramente existe a submissão da mulher não desmerece ou diminui em nada o valor dela. Quando o casamento prova o desequilíbrio, a falta de interesse um pelo outro, falta de respeito, carinho, amor, nada mais faz sentido a não ser buscar ajuda para a restauração do relacionamento. A palavra parece exigir algo bem mais difícil de cumprir para o marido, ela afirma que o homem deve amar a sua esposa como Cristo amou a igreja. Sabemos que o amor de Cristo pela igreja foi sacrificial, Cristo deu sua própria vida pela igreja.

O princípio bíblico para o casamento nos leva a um desejo consciente de fazer o outro feliz e não o desejo egoísta de ser feliz, o foco esta no outro. O marido tem como objetivo principal abençoar sua esposa e a esposa tem como objetivo principal abençoar o marido. Uma palavra muito ouvida da boca dos noivos é: “em todas as circunstâncias”. É muito importante estar de fato preparado para todas as circunstâncias, pois dificuldades virão e elas não são necessariamente uma maldição, mas sim oportunidades de crescer e se conhecer ainda mais. Nos momentos de alegria somos um casal e nos momentos de tristezas isso fará toda a diferença. O casamento não é a junção de duas pessoas perfeitas, aliás o verdadeiro príncipe encantado é aquele que tem um coração sincero e honesto a ponto de reconhecer que precisa muito de ajuda para fazer alguém feliz. Acredito  que a verdadeira felicidade só encontramos através do amor de Deus, e um casamento feliz é a soma de duas pessoas que já são felizes. A convivência ou os muitos dias que um casal passam juntos esgotam todas as piadas engraçadas, todas as tiradas que nos fazem rir, por isso o amor nos fará rir várias vezes da mesma piada ou da mesma tirada pelo fato de que somos felizes e nos amamos. É necessário esforço para transformar um lar em um ambiente  aconchegante e acolhedor  todos os dias, o que faz um homem ou uma mulher ter vontade de voltar para casa todos os dias não é um documento de registro civil nem mesmo uma promessa feita aos pais, aos padrinhos ou ao pastor, mas sim a amizade, o companheirismo, a cumplicidade que se pode oferecer um ao outro. Um casal precisa renovar as atitudes de amor a cada novo dia e a cada nova estação para que de fato sejam muitos dias e muitas estações. Um casamento saudável precisa ser estabelecido através da fidelidade. E a verdadeira fidelidade que um cônjuge pode oferecer não é o simples cumprimento de uma regra estabelecida pela sociedade, mas é oferecer um coração obstinado por uma única pessoa, um coração convicto de que não é seu próprio dono.

A mansidão, o domínio próprio, o perdão são as garantias do sucesso, e a prova palpável que o amor verdadeiro é presente. Os frutos no casamento vêm para coroar e tornar ainda mais agradável o lar, os frutos trazem ainda mais dependência um do outro e torna a relação ainda mais indissolúvel, filhos são benção que vem das mãos de Deus para a consolidação de uma família. O outro grande benefício que um casamento pode oferecer vem com o envelhecer um ao lado do outro. O tempo é o único que pode afinar um relacionamento a ponto de harmonizar duas pessoas tão diferentes a se tornarem uma. Quando os corpos não forem mais os mesmos, quando a beleza externa amadurecer, vai ser tão bom quanto ou ainda melhor estar acompanhado por alguém que te conhece profundamente. É para esta pessoa que você continuará compartilhando suas inseguranças, seus medos, suas dúvidas, suas incertezas e tudo isso não vai ser maior que o benefício e a alegria de estar bem acompanhado. Há algo que merece atenção na cerimônia de casamento, os noivos entram separados, acompanhados pelos pais e saem juntos com um novo lar consolidado. Eles deixam o altar sobre a promessa de nunca mais se separarem em vida. O casamento é resultado de uma conquista, e é sem sombra de dúvida uma grande oportunidade que se tem de servir a Deus e ao próximo, mais próximo que se pode ter em vida. Quero terminar este artigo afirmando que a intimidade com Deus é a única garantia de que um relacionamento pode ter sucesso de fato. Deus esta disponível para abençoar o casamento, Ele é o grande idealizador e o único sustentador da união de um homem e uma mulher que desejam ser felizes para sempre. Deus é o único que tem poder para garantir que as promessas sejam de fato cumpridas.

Márcio Tunala

1 comentário a “Promessas de casamento

Deixe um comentário