Natal – Magos adoradores

Mateus 2. 1 e 2 “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo”.

Se existe um elemento que chama atenção na narrativa do nascimento de Jesus é a presença dos magos do oriente. Segundo a tradição cristã, os magos eram três, isto é considerado não com referência a eles exatamente, mais os presentes que foram entregues a Jesus citados na Bíblia que eram três, ou seja isso sugere que se eram três presentes provavelmente era três pessoas.  É claro que não da para afirmar isso, pode ser que dois ou três traziam ouro por exemplo. A mesma tradição cristã também declara que eram três reis e mais tarde dá a eles os nomes de Baltasar, Melchior e Gaspar, esses nomes não existem em nenhum dos evangelhos. Não sabemos quantos eram, nem mesmo como se chamavam, mas podemos apreender algumas coisas com estes homens independente de quantos eram. O texto bíblico diz que eles vieram do oriente, que era relativamente longe de onde Jesus nasceu,  eles vieram da Pérsia antiga Mesopotâmia região da famosa Babilônia. Estes homens seguiram uma estrela, considera-se que isso aconteceu por eles terem conhecimentos de astrologia e uma coisa a bíblia mostra com muita clareza havia uma estrela diferenciada no céu, era a criação informando um acontecimento impar na história da humanidade.

Os magos do oriente seguiram o brilho esplêndido de uma estrela específica no meio de uma constelação. Isso tem que nos dizer alguma coisa. Esta estrela tem em seu brilho uma profecia que o universo de outras estrelas não tinham. O nascimento do filho de Deus.  Apesar de seu paganismo, aqueles magos souberam interpretar o sinal revelado. Jesus não foi reconhecido apenas por sua família, ou por alguns judeus que esperavam pelo Messias, a presença dos magos nos mostra que Jesus foi reconhecido por outros povos. Deus pontua o momento histórico do nascimento de Cristo com a presença destes magos, eles representam a grandeza deste fato para a humanidade. O que o nascimento de Jesus representa em sua vida? Os magos revelaram porque viajaram tanto para conhecer um bebê, eles declaram o seguite: “viemos para adorá-lo” creio que eles sabiam exatamente o que isso significava e não tenho nenhuma dúvida que não foi a astrologia ou o esoterismo que conduziu os magos adoradores que vieram do oriente, mas sim o Deus da criação. Jesus cristo é Senhor e Salvador da minha vida e por isso desejo adorá-lo, minha vida pertence a ele. O nascimento do menino Jesus significa a possibilidade de vida em abundância para o homem hoje e sempre. Meu desafio é que exatamente como os magos do oriente, você seja um adorador sem limites, não importa onde precise ir para estar no centro da vontade de Deus. Como os magos do oriente, não deixe que nada distancie você da presença de Deus. Jesus Cristo nasceu e isso é simplesmente maravilhoso.

Márcio Tunala

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s