Os milagres do presente

Em minha leitura bíblica mas uma vez me deparei com a fascinante história de Gideão, eu gostaria de assistir no cinema uma super produção da vida de valente guerreiro, são muitos fatos interessantes na vida deste servo. Pela fé Gideão venceu nos deixando lições extraordinárias, podemos apreender com Gideão a maneira como superou muitas batalhas, como creu, um homem que provou a Deus, que viu Deus agindo poderosamente, ele foi protagonista de muitos milagres. Com a história de Gideão podemos conhecer mais do Deus que muda a história de pessoas. Existe um diálogo de Gideão com Deus que acho fascinante. Ele questiona a Deus: “Ah, Senhor”. Gideão respondeu: “se o SENHOR está conosco, por que aconteceu tudo isso?” Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: “Não foi o SENHOR que nos tirou do Egito?…” (Juízes 6.13). Nesta declaração vejo Gideão revelando que os milagres que conhecia foram contados por seus antepassados, ele não tinha um grande feito que tivesse sido testemunha ocular. Na verdade quando esta conversa aconteceu, Gideão estava prestes a testemunhar de seus próprios milagres, aqueles que não seriam contados sobre a vida de seus pais, avós ou bisavós, mas da sua própria experiência.

Gosto muito de instrumentos musicais e aprendi a tocar um pouco de violino. Durante muitos anos testemunhei meu pai tocando instrumentos em minha casa, lembro-me bem dele e seus amigos na varanda de minha casa ensaiando a tarde toda. Eles tocavam, brincavam uns com os outros, e algo que era presente no coração de todos eles era o prazer de tocar. Um dia também comecei a brincar com os instrumentos, aprendi tocar algumas melodias e senti o mesmo prazer. Meu pai, meus tios e seus amigos músicos ficaram na minha memória mas hoje tenho a oportunidade de tocar com meus amigos mesmo com todas as limitações por não ser um musico profissional. Gideão precisava escrever a sua história e Deus permitiu, Gideão precisou do passado para orienta-lo, mas não ficou limitado a ele. Sabemos que o presente será passado e um futuro próspero é conquistado no presente. É muito importante conquistar tudo aquilo que Deus tem preparado para nossa vida. Vale a pena apreender com o passado, vale a pena observar o passado, mas para a geração de Gideão o passado era tudo que eles tinham.

O presente era cruel, cheio de humilhações, as grandes vitórias estavam no passado, os grandes feitos, as grandes maravilhas que Deus operou como abrir o mar vermelho, transformar águas amargas em água doce, manah, codornizes e outros milagres aconteceram a muitos anos atrás quando Gideão se quer era vivo. Todos estes feitos tinha seu valor, mas este jovem queria ver a ação sobrenatural de Deus e isso aconteceu.  Deus usou poderosamente Gideão para novas conquistas, pra livrar seu povo do jugo dos amalequitas e outros povos. Com a história de gideão somos desafiados a experimentar grandes feitos, contemplar o poder de Deus com nossos olhos, não para gerar em nossos corações orgulho ou vaidade, mas para realizar tudo aquilo que Deus tem planejado. Gideão se colocou a disposição de Deus e foi usado, eu e você precisamos estar diante de Deus, entregues para que Deus nos use do jeito que ele bem entender.

Márcio Tunala

Deixe uma Resposta

