Tatuagem Benção ou Maldição?

Você fez ou gostaria de fazer uma tatuagem? Você e contra ou a favor de tatuagens? A tatuagem ou dermopigmentação é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas. Existem evidências muito antigas na arqueologia desta prática, são encontradas na Europa, China, Japão e regiões da África. Nas civilizações mais antigas da humanidade as pessoas desenhavam sua pele com pigmentos de plantas e minerais injetados com instrumentos pontiagudos de madeira e osso. Esta prática é uma forma comum de expressão artística, identidade sexual, identificação com determinado grupo político, social como tribos urbanas etc. Nos nossos dias se torna cada vez mais comum a tatuagem apenas como um elemento estético enfeitando o corpo. Bom quando o assunto é tatuagens as opiniões se diferem seja na sociedade de modo geral, nas religiões, nas famílias e também entre as gerações.

De modo clássico temos a grande divergência entre pais contra e filhos a favor, dos professores contra e dos alunos a favor. Contra tatuagens, ou contra determinados tipos de tatuagens, contra baseado em valores religiosos, por questões de saúde pública, pelo fato que é algo praticamente irreversível. O fato é que tatuagem é um assunto polêmico e não poderia ser diferente. Fazer uma tatuagem implica em muita responsabilidade e ai que mora o perigo, pois as grandes maiorias das tatuagens hoje são feitas na adolescência período de pouca maturidade, a escolha é feita sem refletir em questões futuras como vida profissional, questões estéticas da velhice e principalmente o amadurecimento que produz mudanças de valores e princípios. Aos 41 anos de idade não escuto e muito menos admiro a maioria das bandas de rock que ouvia na minha adolescência, meus ídolos da juventude de modo geral aqueles que sobreviveram as drogas são figuras nada admiráveis, mas na época vários de meus amigos tatuaram seus nomes ou suas ideologias sem fundamentos no corpo. Não deixei de fazer isto por ser, mas esperto que meus amigos, mas por ter tido uma família que soube como dizer não para mim. Fazer uma tatuagem envolve riscos de saúde que são conhecidos e bem divulgados pelos órgãos de saúde, risco de várias doenças que podem ser transmitidas na ocasião da aplicação da tatuagem. Isto inclui doenças incuráveis e mortais que são transmissíveis por meio de sangue contaminado.

Como lidar com a tatuagem hoje no contexto cristão, o que dizer a um jovem cristão sobre seu desejo de fazer uma tatuagem? Eu diria que não existe um texto bíblico que trata diretamente sobre o tipo de tatuagem que se conhece hoje, para usar a bíblia com relação ao tema é preciso recorrer aos princípios bíblicos e caso a caso refletir e tomar decisões coerentes desprovidas de preconceito ou ignorância.  Eu não afirmaria que fazer uma tatuagem é pecado e não subestimaria a possibilidade de pecar ao fazer uma tatuagem. Tenho percebido que o grande estímulo das novas gerações tem a ver com a estética e não com outros ideais. O apelo a sensualidade é muito forte na escolha da tatuagem. Uma tatuagem que chama atenção para o corpo precisa ser muito bem avaliada. A bíblia tem regras para a vestimenta discreta, portanto os adereços que usamos no corpo ou uma tatuagem precisa ser avaliado no princípio bíblico da moderação e não no padrão deste mundo. Fazer uma tatuagem, colocar um adereço que necessite de perfurar o corpo é algo que precisa de cuidados especiais. Seja um brinco, um piercing ou uma tatuagem a motivação precisa ser muito bem avaliada. Um princípio importante das escrituras a respeito de casos sobre os quais a Bíblia não lida especificamente é que, se há dúvidas se isto agrada ou não a Deus, então é melhor não fazê-lo. “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14:23).

Se a tatuagem planejada esta gerando uma crise familiar ela deve ser desconsiderada, o honrar pai e mãe são valores inquestionáveis na Bíblia. Se o local ou a imagem desejada promove a sensualidade não tenha duvida que princípios bíblicos esta sendo quebrados.  I Coríntios 6:19-20 nos dá um princípio: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” Esta grande verdade deve sempre pesar no que fazemos e até onde podemos ir em relação a nossos corpos. Para cristão verdadeiro fazer uma tatuagem exige cuidados para não tratar o tema de forma superficial. Particularmente não sou contra a tatuagem e não a vejo como um símbolo de maldição a não ser que a imagem aponte para isso, mas aplicar uma tatuagem no corpo não pode ser um ato de rebeldia que ignore todas estas questões citadas. Porém gostaria de ressaltar que o uso de adereços no corpo em geral tem mais ligação ao contexto cultural de um povo ou pessoa que ao contexto espiritual. Para alguns, o uso de piercing, tatuagens, maquilagem, tintura no cabelo e qualquer outro elemento estético é aceito com naturalidade e em nada contraria a sua fé ou seu relacionamento com Deus. Já para outras pessoas ou grupos podem significar uma afronta à santidade de Deus. Gostaria de concluir este texto lembrando que: Existem piercings e “piercings”, tatuagens e “tatuagens”. Piercings agressivos e tattos com figuras questionáveis, o que realmente conta na vida de um servo de Deus é que:  “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus”. (Cl 3.17)

Márcio Tunala

Anúncios

15 thoughts on “Tatuagem Benção ou Maldição?

  1. Muito bom este post, esclarecedor.. Pr.Márcio vejo muito jovens que apesar de frequentarem a igreja, tem uma atração por tatuagens… sempre lembro daquela vercsículo:
    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
    1 Coríntios 6:12

  2. Um texto muito coerente, leva a uma reflexão, pois é um tema que tira o sono de muitos pais, principalmente, por não saberem como lidar com os filhos, que tomam a decisão de fazer uma tatuagem. Certamente o texto vai dar subsídios para uma discussão madura, com argumentos lógicos, tanto para os pais como para os filhos.

  3. Pastor, parabéns, o senhor não poderia ser mais esclarecedor com relação a este assunto tão polemico, deixando muito claro o refletir e a importância disto. Deus o abençoe.

  4. Grande Tut’s! Saudades dos nosso bate-papos com café! Curtí seu texto. Eu possuo duas tatuagens: a primeira eu fiz com 18 anos, nesse época da falta de maturidade. Ví que sofri muito com ela pois foi feita em uma época em que eu estava afastado de Deus e isso ficou literalmente marcado em meu corpo. A Segunda eu fiz ano passado (já com 35 anos). Usei uma simbologia que eu tento viver todos os dias da minah vida: Uma saleiro e uma lâmpada! Pois todos os dias eu me olho no espelho e peço a Deus que tenha misericórida de mim e que me ajude a ser Sal e Luz, para a Glória dEle nesse mundo. Fiz essa tatuagem com esse propósito: a de gerar a curiosidade nos não crentes que olham para ela e me perguntam o signifiado; Para os meus irmãos na fé sempre se lembrarem do real motivo de nossa existência.

    Quem quiser ver essa tatoo ela virou uma estampa de camiseta: http://loja.niis.com.br

    Um Grande abraço Tunala!

      • O grande problema sr. Tunala é a diferença entre o que “eu acho” e o que Deus diz, o que a cultura tem preconizado e o que a Bíblia já revelou. Quando a Palavra de Deus registra algo como: “Não faça marcas no seu corpo” em Levíticos, queremos demonstrar que sabemos mais do que o próprio Deus. Ele simplesmente ordenou que não se fizesse isso e ponto final. Mas, não, nós queremos dizer que essa ordem foi dada somente ao povo de Israel, que era coisa de outra época, que a cultura era diferente, e esses blá blá blás….. É por isso que a família (até mesmo cristã) está como está, a igreja idem, e o mundo, bom o mundo nem se fala. Mas sei também que essa minha opinião, baseada na Bíblia, é somente mais uma opinião, visto que não se crê em verdade absoluta (a Palavra de Deus). TEm-se interpretado a Bíblia de acordo com a cultura e como a cultura é algo mutável a interpretação bíblica também é. Isso é lamentável. Mas mesmo assim deixo registrada a minha “infeliz”. Quando o Deus soberano, for, de fato, tratado como Soberano, até mesmo por quem deveria ensinar todo o conselho de Deus (os pastores) possivelmente teremos de volta a verdadeira adoração do único Deus que existe.

      • Nosso corpo é templo do Espírito Santo, não é mais nosso, não somos mais nossos, não podemos mais fazer o que quisermos com o nosso corpo. É isso aí, simples assim!

  5. Grande Márcio! ótimo texto, passei a juventude com vontade de fazer, mas minha liderança era “teológicamente” contra, embora não concordasse fiz bem em esperar pois não tinha paz no coração, creio que com a maturidade não corremos o risco de arrependimentos, esse é o momento!!!

  6. Obrigado pela aula que me deu Pastor! Agora tenho muitos argumentos para defender meus princípios junto aos meus filhos.

  7. I Coríntios 6:19-20 nos dá um princípio: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” ESTE TEXTO ´S SUFICIENTE E DIZ CLARAMENTE CONTRA OS QUE USAM O CORPO EM DESCONFORMIDADE COM O ASSIM DIZ O SENHOR, TODOS NÓS VIEMOS AO MUNDO NATURAL SEM ADEREÇOS E TATUAGENS E É DA VONTADE DO CRIADOR QUE CONTINUEMOS ASSIM. QUALQUER PASTOR QUE PREGUE CONTRA ISTO ESTARÁ ENTERRANDO AS ALMAS NA PERDIÇÃO E SERÁ COBRADO POR ISSO NO DIA DO JUIZO. SE DEUS APROVASSE A TATUAGEM TERIA NOS FEITO NASCER COM UMA E PONTO FINAL, O QUE VIER A MAIS DISTO É CONVERSA FIADA.

    • Blz estimado: não faça mais a barba, não corte mais seu cabelo, sua esposa (noiva, etc) não pode tirar as sobrancelhas, se depilar, cortar o seu cabelo, se maquiar, furar a orelha, fazer plástica, pegar sol na praia, etc… Ainda não podemos nos esquecer dos obesos e dos anorexos, pois eles também estão com seus corpos alterados…

      Não bitola amigo. Se assim for os índios já era, meus amigos punks e metaleiros já eram, outras tribos urbanas também estão fadados ao fogo eterno.

      Viva pra Glória de Deus. Seja daquele time que ajunta e não que espalha. Deus é soberano e nos comprou com alto preço sim. Mas Deus não vai em uma quitanda e escolhe a melhor fruta só por causa de sua casca. O sangue derramado na cruz é para todos.

      E outra coisa, se você me permite: não use textos da bíblia “isolados” ou conforme o contexto que você acha se enquadrar melhor em sua perspectiva do evangelho.

      Me coloco a disposição pra trocarmos uma ideia, seria muito bom.

      abs

  8. GOSTO MUITO DE LER, EM SEUS ARTIGOS TEMAS POLÊMICOS E O PASTOR TUNALA DESCREVE COM BASTANTE CLAREZA, SEM OFENDER E DISCRIMINAR . PARABÉNS PELOS ÓTIMOS ARTIGOS.ABRAÇOS

  9. Marcio tudo bem? Você me conhece e sabe do histórico com música. O Pedra de Esquina foiuma das bandas cristãs que começaram com o Rock cristão no Rio de Janeiro. Concordo com o que VC escreve com apenas uma ressalva, o Rock assim como qualquer estilo musical, tem haver com contra cultura, com protesto e pra alguns chega a ser um estilo de vida, não se pode generalizar o estilo musical com pessoas que não servem de referência, rock é música, é um ritmo musical mais nada, um veículo que pode ser usado pra qualquer coisa, até pro mal… Então, seus gostos, aliás nossos gostos musicais não devem influenciar nossas ovelhas como doutrina ou ideologia, até porque Deus criou todas as coisas, incluindo o gênero musical Rock! Enfim pastor Márcio, música é música e seu pai meu amigo (in memorian) entendia isso, e foi um dos apoiadores da nossa banda de rock cristão em 1980 quando as pessoas eram muito preconceituosas. Entender isso é fundamental pra se ter clareza quanto a não associar mal ou tatuagens com ideologias malucas ou pessoas que não servem de referências com o estilo musical. Então é isso pastor, excelentes observações sobre as tatuagens, recomendo a leitura da revista super interessante que fez referências ao Pr. Batista da banda ANTIDEMON. Um abraço.

  10. Ótimo texto, ótima explicação, ótimo ponto de vista. Como bem falou o pr. Tunala, o assunto é polêmico e nunca chegaremos a um denominador comum. Também tenho certeza que este não era o objetivo dele, mas tranquilizar alguns e fazer outros pensarem mais à respeito. Parabéns pr. Márcio! Os jovens de Santarém no Pará não esquecem de vc e dos dias que por aqui passou no acampamento da juventude Batista. Tenho 44 anos e tenho duas tatuagens. A primeira fiz aos 30 anos e a outra aos 36. Com maturidade não só na idade, mas espiritual, eu mesmo bolei os desenhos pensando em glorificar à Deus, haja visto que meu corpo é templo do Espírito Santo. A primeira é o desenho de uma espada, com faixas de pano se cruzando com os dizeres Alfa e Ômega e a referência de Hebreus 4:12 (Pois a palavra de Deus é viva e eficaz (…) espada de dois gumes (…) etc). A outra é uma fusão entre o Candelabro de 7 braços, a estrela de Davi e o peixe, e dentro do peixe a inscrição ICTUS (Jesus Cristo o Filho de Deus Salvador). Minhas tatuagens não são maldição na minha vida, foram pensadas, elaboradas com o intuito de levantar curiosidade nas pessoas que veem e perguntam o que elas significam. São grafismos que nunca vou me arrepender de ter feito, porque citam a Palavra e esta Palavra nunca há de passar…. Grande abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s