Famílias a Deriva.

No meu dia-a-dia eu lido muito com causas da família e independente se converso com adolescentes, jovens ou adultos, perdi a conta de quantas pessoas me falaram de seus familiares desestruturados, alcoólicos, desequilibrados, drogados, infiéis, agressivos, indiferentes com filhos, pais separados… Uma coisa eu aprendi ninguém tem tanta capacidade de destruir alguém como a sua própria família, mas garanto, ninguém tem tanta capacidade de abençoar tanto como a família. A família é um projeto de Deus, mas quem constrói a família são os humanos. Não são os anjos que administram a família, não é o Espírito Santo que autoritariamente faz a família acontecer, são homens e mulheres. Se fossem os anjos ou o Espírito Santo, as famílias seriam perfeitas, saudáveis ajustadas. Na Bíblia nós podemos conhecer a história de algumas famílias e a Escritura Sagrada não esconde os erros  de ninguém. A confusão que era a família de Jacó está registrada, revelada, contada em detalhes. Jacó casou-se com duas mulheres: Lia e Raquel, só que ele não amava a Lia e sim a Raquel. Lia era fértil, Raquel era estéril. A esposa amada não lhe dava filhos em um contexto cultural que não gerar filhos era uma humilhação. Imagine um pouco a situação na casa de Jacó: inveja, ciúme, intrigas…

Uma certeza eu tenho não existem famílias perfeitas. Sua família tem problemas, isto é compreensível, mas não justifica que sua casa seja uma confusão. Quando eu lembro das histórias de minha família, experiências vividas por mim ou que me foi contada, tem muitas histórias, algumas tristes, muitas engraçadas mas uma coisa é certo, Deus nunca desistiu de minha família porque ela não é perfeita. Ele não desistiu de usar a família de Jacó. Ele não desistiu de pessoas complicadas como Jonas, Sansão, Jefté, Pedro e Tomé. Deus acredita nas pessoas mesmo quando suas condutas foram reprováveis. Deus não desistiu de restaurar a Israel. Enviou profetas que não foram ouvidos por tantas vezes Jeremias. Isaías usou Oséias e lhe submeteu a uma história complicada para falar de forma clara ao seu povo complicado. Um jovem estava me relatando como são as coisas na casa dele e disse que seu pai bebe muito e que todo mundo já desistiu de ajudá-lo, pois ele já aprontou bastante. Eu perguntei: “Você desistiu?” Ele me disse: “Já tive vontade, mas não tive coragem”. Uma coisa eu posso afirmar categoricamente. Quando Cristo entra na história da família tudo muda. É muito importante buscar a direção do Espírito Santo para uma vida familiar saudável. O Espírito Santo é consolador, é guia, ele harmoniza um lar através de seu poder.

Com a direção do Espírito posso enfrentar as dificuldades se torna muito mais fácil. Quando temos este entendimento compreendemos as dificuldades como parte do processo de desenvolvimento, enxergamos os problemas no tamanho real, vencemos cada obstáculo, pois cada um deles tem um propósito estabelecido por Deus. Precisamos de uma família equilibrada pelo Senhor isso faz toda a diferença, esta família é bem informada, não vive no passado nem no futuro, sabe as necessidades que cada um tem, conhece as características de cada um, tem conhecimento dos projetos e as realizações de cada membro da família. Uma família equilibrada pelo Espírito tem uma relação saudável com outras famílias. Respeita as diferenças, aprende através das experiências e tem consciência de como Deus nos fez dependentes uns dos outros. Estamos vivendo uma época de muitas dificuldades entre as famílias, gosto da passagem bíblica onde as famílias estavam deixando de servir a Deus e buscando uma vida de pecados e promiscuidades e um homem declarou: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor.” Não existe família perfeita e Deus tem um plano para cada família, apesar das famílias. Ele é o restaurador da família e jamais poderemos declarar nesta vida que somos isentos de problemas ou que não temos um Deus interessados em nos abençoar. Não posso viver uma vida inteira lamentando pela família que tenho. Não posso viver uma vida inteira achando que minha família é perfeita. Não devo desistir de minha família só porque ela tem dificuldades. Nada é mais precioso que buscar a Deus para ser dentro da família um vaso nas mãos de Deus.

Márcio Tunala

Deixe uma Resposta

