Um desafio para 2013

images (2)Você já pensou e definiu qual vai ser a sua marca em 2013? Imagine uma palavra para definir seu ano, um sinônimo para este novo ano que se inicia na sua vida. Eu quero propor que esta marca ou palavra seja santidade. Viver em santidade é viver exclusivamente para Deus, completamente dedicado ao Senhor. Não tenho duvida que quem escolher este estilo de vida é bem aventurado, feliz, privilegiado, bem sucedido e tantos outros benefícios terá quem vive uma vida de dedicação a Deus. Não dá pra dizer que sua vida é do Senhor, se na prática você vive uma vida que não condiz com a Palavra. O salmo 15 trás conselhos bem específicos para quem quer uma vida diferente do que a maioria das pessoas tem optado viver. Santidade é a decisão de não se contaminar com a sujeira ou corrupção que muitas pessoas escolheram viver.

images (3)Salmos 15:1 a 5 diz “Ó SENHOR Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu Monte Santo? Só tem esse direito aquele que vive uma vida correta, que faz o que é certo e que é sincero e verdadeiro no que diz. Ele não fala mal dos outros, não prejudica os seus amigos e não espalha boatos a respeito dos seus vizinhos. Ele despreza aqueles que o SENHOR rejeita, mas trata com respeito os que o temem. Ele cumpre o que promete, mesmo com prejuízo próprio, empresta sem cobrar juros e não aceita suborno para ser testemunha contra pessoas inocentes. Aquele que age assim estará sempre seguro”. O que este salmo esta nos desafiando é a andar direito, fazendo aquilo que é correto, falando sempre a verdade. Evitar machucar as pessoas com acusações e julgamentos preconceituosos. Neste texto somos desafiados a menosprezar tudo que é desprezível e acima de tudo manter a Palavra vivendo de maneira honesta com integridade longe de qualquer corrupção.

Três verdades bíblicas sobre santificação: Ser santo é ser separado, completamente dedicado ao Senhor. Propriedade exclusiva do Senhor.

  1. Efésios 1:4 Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós. ( Você foi escolhidos para ser santo).
  2. I Tessalonicenses 4:3 O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. (Porque esta é a vontade de Deus… Ser santo).
  3. Hebreus 12:14 Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá. (Sem santificação ninguém verá a Deus).

images (4)Santidade combina muito com liberdade. Liberdade para o homem é fazer o que bem entender, liberdade na Bíblia é fazer a vontade de Deus sem ser escravo da nossa humanidade que é limitada, imperfeita e incapaz de viver harmoniosamente. Liberdade é o poder de saber escolher o que é melhor para você. E ninguém melhor que o criador para nos proteger de uma vida de libertinagem. João 8:36 nos diz: “Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres”. Santidade é dizer não a: prostituição, mentira , enganos, corrupção, desonestidade, pecado, ira, revolta, maus pensamentos,  orgulho, vaidade, fofoca, murmuração, impureza e tudo aquilo que nos distância de Cristo. Não podemos evitar estas coisas sozinhos, muitas vezes elas se apresentam em nossa mente e até mesmo conduta mas podemos rejeitar, corrigir e evitar a reincidência de ações que nos diferencia de Jesus. Gálatas 5:17 Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. –  A carne luta contra o Espirito, todos os dias temos conflitos.

images (5)O dilema da vida do apóstolo Paulo foi nos apresentado em seus escritos. Um homem de Deus, exemplo para nossas vidas fez a seguinte declaração: Romanos 7:15 “Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio”. Viver em santidade é viver sim exclusivamente para o Senhor, comprometido com os ensinamentos de sua Palavra, completamente dedicados a ele. Minha vida mais muito sentido quando ela pertence a Deus. E sou de fato de Deus quando minhas condutas apontam para Ele, sou constrangido quando me envolvo com o erro ou até mesmo os pensamentos indesejados. Experimente viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, independente de quantos nãos você tenha que dizer. Comprometido a enfrentar a luta diária com a carne para honrar a Deus todos os dias. Ser irrepreensível diante dos homens para promover Cristo em todos os lugares por onde Deus me levar. Um coração cheio de graça para com as pessoas, sempre disposto a desafia-los a viver em santidade.

Márcio Tunala

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s