Cristianismo e Cristianismo.

Texto bíblico: Atos 19. 1 Enquanto Apolo estava na cidade de Corinto, Paulo viajou pelo interior da província da Ásia e chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns cristãos 2 e perguntou: – Quando vocês creram, vocês receberam o Espírito Santo? Eles responderam: – Nós nem mesmo sabíamos que existe o Espírito Santo. 3 – Então que tipo de batismo vocês receberam? – perguntou Paulo. – O batismo de João Batista! – responderam. 4 Então Paulo disse: – João batizava aqueles que se arrependiam dos seus pecados. E também dizia ao povo de Israel que eles deviam crer naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. 5 Depois de ouvirem isso, aqueles homens foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 Aí Paulo pôs as mãos sobre eles, e o Espírito Santo veio sobre eles. Então começaram a falar em línguas estranhas e a anunciar também a mensagem de Deus. 7 Esses homens eram mais ou menos doze.

imagesO texto de atos 19 é bem interessante, Paulo encontra um grupo de cristão, mas que estão experimentando o cristianismo sem o entendimento do Espirito Santo. Fui tentado a achar que não se trava de cristãos, mas tive dificuldade para afirmar isso. Questionei o valor do batismo de João, mas entendo também a importância de João batista e suas ações anteriores ao ministério de Jesus, digo da importância do homem que veio na frente preparando o caminho. O fato é que Paulo prega e esclarece o cristianismo a homens denominados cristãos. Quando penso na igreja atual, e também na igreja que frequento vejo que existe uma necessidade muito grande de pregar para as pessoas e grupos  a viverem o cristianismo autentico, verdadeiro, cristianismo centrado na mensagem de cristo e não no cristianismo desenvolvido por uma cultura histórica. Os homens a quem Paulo cita estão desinformado a respeito da sã doutrina, isso é compreensível, pois eles estão vivendo longe das cidades onde estavam os discípulos, e Paulo chega exatamente para explicar e anunciar as novidades. Não existia o novo testamento escrito com as informações preciosas do Espirito santo e tantos outros ensinamentos básicos do verdadeiro cristianismo.

images (3)O fato é que hoje com a palavra difundida, disponível os homens ainda continuam escolhendo viver O cristianismo cultural. O Brasil é um país que a maioria dos brasileiros são considerados cristãos, pessoas que declaram que são cristãos. Quando alguém diz que é protestante, católico ou ortodoxo isso põe esta pessoa na estatística do cristianismo. Não importa se conhece a Bíblia se frequenta uma igreja, se conhece os mandamentos que rejam o cristianismo. Mateus 7. 21 tem a palavra de Jesus que diz: ‘’Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu pai que está nos céus. ’’

downloadCerta vez, fui fazer uma visita a uma família onde um de seus membros estava doente, lá me deparei com muitas imagens de santos, um altar com inúmeras delas, era símbolos do cristianismo, qualquer pessoa de qualquer outra religião quando questionado sobre a origem religiosa das imagens responderia sem nenhuma ressalva: são do cristianismo. Mas ao mesmo tempo eu pude sentar com a família e responder muitas perguntas sobre Cristo e a palavra. Aquela família entendia muito de colecionar imagens, no altar tinha também um exemplar da Bíblia sagrada, mas não precisou muito tempo para perceber que aquela família não entendia muito a respeito de Jesus Cristo e seus ensinamentos.

images (4)Cada um que se diz cristão só o é de verdade se tem como prática vivenciar Cristo verdadeiramente, testemunhar através de uma vida autentica uma vida centrada nos ensinamentos de Jesus.  1 Pedro 2.9 define o que é ser cristão: “Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz”. Ser cristão é ser de Cristo, pertencer a Ele, segui-lo. Ser cristão e ter provado da salvação e viver em novidade de vida, ou seja, viver de forma que os valores de Cristo sejam evidenciados.  Ser cristão não possuir símbolos, mas ser obediente servo que vive diariamente com os olhos centrados na palavra e dela não se desvia nem para a direita nem para esquerda. Qualquer pessoa pode se tornar um cristão verdadeiro e só existe uma forma de isso acontecer pois só existe um único caminho.

1 João 1.9 “Se CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS, Ele é fiel e justo para NOS PERDOAR e nos PURIFICAR de toda injustiça.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s