Nelson Mandela

images (11)Um homem que merece ter sua vida observada é Nelson Mandela, ele foi o primeiro Presidente negro da África do Sul. Por mais que pareça estranho a realidade da Africa do Sul era esta, um negro nunca havia liderado seu povo. O racismo impediu isto por séculos.. Mandela lutou durante 67 anos contra o regime de segregação racial do apartheid, um regime imposto pela minoria branca sul-africana. Sua luta contra o apartheid lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz. Mandela passou Várias décadas de sua vida em prisão; ao sair dela, surpreendentemente demonstrou perdão por aqueles que o haviam perseguido, sem duvida isso foi essencial para a derrota do sistema de segregação racial o apartheid. Conforme declarou Mandela: “O perdão liberta a alma, faz desaparecer o medo. Por isso o perdão é uma arma tão potente” esta frase mostra um pouco no acreditava este homem publico e porque é indiscutivelmente o dirigente mais popular do século 20.

images (5)Mandela foi eleito presidente da Africa do Sul em 1994 e após o fim do mandato, concentrou suas energias em ações junto a organizações sociais e de direitos humanos, promovendo campanhas como a de combate à AIDS. Nelson Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918 em uma pequena cidade de Mvezo, na região de Transkei (sudeste) dentro do clã real dos Thembu da etnia xhosa. Seu verdadeiro nome, Rolihlahla, que significa “o que traz problemas”, este nome foi dado por seu pai, aliás, um nome bem apropriado para um homem que foi responsável pela queda de uma tirania. Na escola a professora começou a chamá-lo de Nelson, nome que ele começou a utilizar. Seu grande legado vai ser consolidado de fato Após a liberdade que recebeu de 27 anos preso, foi libertado em 1990 onde inicia uma negociação com a organização de eleições universais e democráticas que permite sua eleição a presidente do pais.

images (10) Não há duvida que o culto a Mandela vai se tornar muito forte, mas isso é totalmente contrario a tudo que pregou. Ele não era um santo como ele mesmo declarou, mas merece sem sombra de duvida o respeito pela figura publica que foi e pelo seu indiscutível valor para a humanidade. Mandela vai continuar influenciando por muito tempo e isso é de fundamental importância. Sua última aparição pública foi quando cumprimentou a multidão no dia da final da Copa do Mundo de Futebol em 2010 na África do Sul, com milhões de espectadores o acompanhando ao vivo pela mídia mundial, uma aparição que demostrava sua fragilidade física, mas também o seu reconhecimento universal. Mandela é um homem que merece sim nosso respeito e admiração.

Márcio Tunala

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s