Perdão Nosso.

Temos vários8A638 exemplos na Bíblia de perdão como o de José e seus irmãos, Jacó e Esaú, Davi com Saul; vale atenção à belíssima história do Filho pródigo, a extraordinária passagem da mulher adúltera. que é livre de uma condenação cruel. e do credor incompassivo. Temos que reconhecer que não faltam ensinamentos coerentes da parte das escrituras para nos ensinar.

João Wesley dizia que: “ àqueles que lhe procuravam pedindo uma resposta para a forma de alcançar a santificação, que deviam escrever uma lista com nomes de pessoas que lhe ofenderam e orar todos os dias até sentir amor por estas vidas, mesmo que não mereçam. Aí sim teriam alcançado a santidade”.

Tente imaginar o coração de uma filha que fora abusada por seu pai na infância; um filho que foi abandonado por seu pai aos 5 anos e o mesmo nunca mais retornou para vê-lo; uma esposa que descobriu que seu marido tinha outra família, mulher e filhos; um homem que perdeu sua empresa por um golpe de seu próprio irmão; um pai e uma mãe que tiveram todos os seus móveis roubados por seu próprio filho envolvido com drogas; uma mulher  que foi viver com o marido da irmã.

Estas e tantas outras experiências são vividas por muitas pessoas e elas têm tudo a ver com dívidas morais que causam quebras de relacionamentos, amarguras, iras em meio a outros sentimentos. Não podemos ser simplistas e dizer que é fácil perdoar ofensores, e é ainda mais difícil ser pró ativo em buscar perdão quando ofendemos ou ferimos alguém. Uma coisa eu sei: o ser humano precisa muito do agir de Deus para promover restituição e restauração em um coração ferido.

Na Bíblia compreendemos que perdão não é um sentimento. O perdão é uma ordenança. Um mandamento estabelecido para todo cristão. Perdoar significa PERDER, aceitar o que o outro lhe fez e não querer receber em troca.

reconciliation1Vejamos em Mateus alguns conselhos acerca do perdão:  Mateus 5. 23  nos diz: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta”. O perdão deve vir primeiro, não esperar as coisas piorarem. Mesmo quando temos razão, devemos oferecer nosso perdão. Precisamos deixar o sentimento de justiça própria e julgamento do próximo porque diante de Deus todos somos igualmente pecadores e carentes de perdão.

Mateus 6. 12 encontramos algo tremendo: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 13 E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”.  Jesus disse que, se não perdoássemos nossos inimigos, também não receberíamos o perdão de Deus. Na oração do Pai nosso falamos isso, o que é muito sério. Seria como se disséssemos para Deus não perdoar nossos pecados ‘assim como não perdoamos os nossos devedores’.

perdoar-21A fonte de nossa conduta vem do próprio perdão Divino. Se recusarmos perdoar, estaremos recusando receber o perdão de Deus. A falta de perdão bloqueia nossas orações, nos coloca em uma posição muito desconfortável, espiritualmente falando. Quem provou o Perdão do Pai, tem o modelo coerente do perdoar!  Cada cristão precisa olhar com muito carinho para os ensinamentos da Palavra e deixar que os princípios muito significativos da oração do Pai Nosso sejam a regra. Para isso é preciso viver com humildade diante de um Deus que é Pai e que a cada dia nos garante perdão por intermédio do sacrifício de Cristo na cruz do calvário.

 

Marcio Tunala

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s