O Equilibrista de vidas

 
Resultado de imagemUm líder de pequeno grupo, tem um desafio muito especial de cuidar de pessoas. No seu dia a dia ele contribui para que pessoas cresçam e se aproximem mais e mais de Cristo. Existe um conjunto de ações que vão proporcionar a prosperidade do ministério de cada líder.

Quando eu era pequeno meus pais me levavam ao circo e em meio a muitas apresentações, quero destacar um equilibrista de pratos. Jamais vou esquecer de um chinês muito habilidoso. Com certeza este é um dos números circenses que causa maior tensão nos expectadores, o artista equilibra vários pratos girando sobre varetas. Por diversas vezes, tínhamos a impressão que algum prato inevitavelmente cairia. Mas isso nunca acontecia, o equilibrista estava atento a todos os pratos enquanto girava a vareta individualmente.

Podemos nos inspirar na maneira com que o equilibrista mantinha seus pratos girando em segurança. Enquanto o artista chinês tem como arte equilibrar pratos, o líder de um pequeno grupo multiplicador (PGM) tem como arte equilibrar e conduzir pessoas. Vidas preciosas que o Espírito Santo acrescenta a cada dia ao grupo. Quero destacar alguns hábitos importantes na agenda de um líder:

  • Orar: O líder deve orar todos os dia pelos membros do PGM, a oração mantém o coração de um líder próximo de Deus e a intercessão é uma virtude de quem se comprometeu com Cristo, de amar verdadeiramente ao próximo. O líder deve não apenas orar pelos liderados mas promover a oração em seu grupo. Orando uns pelos outros.
  • Cuidar: O contato nos faz próximos, quando ligamos para alguém demostramos que ela é importante para nós, quando visitamos uma pessoa provamos que de fato temos interesse por ela. O amor precisa ser comprovado em ações. O cuidado de vidas envolve proximidade, conselhos, direcionamentos. Isso tudo faz parte da comunhão proporcionada pelo Espirito.
  • Convidar: Sempre convide pessoas para os encontros, isso deve ser uma pratica constante. A presença de novas pessoas mostra que de fato o PGM esta buscando cumprir em amor ao mandamento do IDE. Paixão pelas almas perdidas é uma forte evidencia de que Cristo habita em nós. O líder deve ser exemplo na pratica do evangelismo. Lembre-se que os frutos estão maduros, nos somos ceifeiros do Senhor.
  • Discipular: Os novos frequentadores do PGM precisam de muita atenção. Eles carecem de um cuidado todo especial. Este é o caminho para que alguém compreenda o que é pertencer a Jesus. Amor e cuidado é o estilo de vida de um PGM conduzido pelo Espírito. O líder deve sempre estar discipulando alguém e garantindo vida discipular a todos.
  • Treinar: O papel fundamental para que o PGM se multiplique é a formação de novos lideres. É muito importante incentivar outros para se tornarem novos líderes. É muito importante olhar para todos como um potencial líder e em oração escolher pelo menos dois membros do grupo para iniciar o processo de preparo.

 

Somos aqueles que Cristo deu uma bela oportunidade de servir através do amor. Vamos trabalhar para que a cada dia vidas sejam cuidadas e que alcancemos mais e mais vidas. Somos equilibristas de vidas chamados e capacitados por Deus para promover o Reino.

 

Marcio Tunala

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s