Divórcio uma decisão perdedora – Sermão do Monte (6)

Mateus 5. 31 e 32 Foi dito também: “Quem mandar a sua esposa embora deverá dar a ela um documento de divórcio.” Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.

Em nenhum lugar da bíblia diz que o homem é obrigado a ser casar, mas quando o assunto é casamento a bíblia trata o assunto com muita responsabilidade. A base de qualquer relacionamento entre pessoas é o amor, amar ao próximo como a ti mesmo é um mandamento e sendo assim inegociável. Quando nos comprometemos com uma pessoa temos que assumir a responsabilidade de amá-la incondicionalmente, quando leio neste trecho do sermão do monte a citação sobre divórcio, compreendo que Jesus esta lidando com uma sociedade que se divorcia por muito pouco. Era uma coisa recorrente nas famílias, por quase nada o vínculo conjugal estava sendo quebrado. Em relatos históricos de Flávio Josefo ele cita alguns desses motivos como o fato da esposa ter queimado a comida do marido, a esposa ter exposto parte do corpo como o braço por exemplo, e até mesmo o fato do homem ter achado outra mulher mais atraente que a sua. O grande problema que esta por trás da palavra de Jesus quando cita o divórcio é a falta de amor. O problema maior não estava em romper o pacto, isso era o sintoma. O grande e terrível problema daquela sociedade e da nossa é a falta de amor genuíno. Jesus cita a prática do divórcio e suas regras, e com isso da uma dimensão maior a problemática que envolve o casamento.

Existe quebra de expectativas quando um casamente se rompe. Deus tem planos para um casal, a esposa teve expectativas que foram frustradas, o esposo teve expectativas e ruíram. Filhos, pais e amigos todos perdem quando um casamento chega ao fim. O divórcio é considerado na lei de Moisés tendo em vista as imperfeições da natureza humana, dai vem a dureza de coração. Ele esta valorizando o casamento neste texto e não promovendo o divórcio. Creio que este texto é muito pertinente para casal de namorados, noivos e casais que estão vivendo em união. Em Malaquias, Deus afirma quer odeia o divórcio. Quero lembrar que isso não significa que os divorciados são odiados por Deus. Mas como família de Deus precisamos levantar a bandeira do amor incondicional no casamento, do amor que cresce e amadurece, o amor como oportunidade e não como um sentimento involuntário e incontrolável que acaba quanto exposto a dificuldades. O amor autêntico é aquele que supera as diferenças.

Márcio Tunala

1 comentário a “Divórcio uma decisão perdedora – Sermão do Monte (6)

  1. linda mensagem, pastor Márcio. Estamos com um familiar nesta situação. Obrigada por nos dar argumentos para ministrar ao coração dele.

Deixe um comentário